Descobre os livros que temos disponíveis:

Tema:

Ciência

bionics1

Bionics

WWF

Nature's Patents

A funcionalidade da natureza tem vindo a estabelecer padrões de estética. Há inúmeros campos onde os bionicistas podem aprender – este livro é uma coleção desses campos e de algumas lições cruciais, como por exemplo, economia! Como é que a natureza consegue economizar os seus recursos tão brilhantemente ao ponto de virtualmente nada se perder?

bionics2

Bionics

WWF

Nature as a Model

A biónica é uma disciplina jovem que se preocupa com um velho problema: os padrões de construção da natureza. Foi apenas no final do século que se começaram a investigar estes padrões e o tempo escasseia, uma vez que os avanços tecnológicos confrontaram o planeta com demasiados problemas. É essencial procurarmos ajuda na natureza. De facto, a tecnologia inspirada nesta disciplina poderá contribuir para uma nova cultura de responsabilidade ambiental. Este livro apresenta alguns exemplos disso mesmo.

bernal

Desmond Bernal

Raquel Gonçalves-Maia

Ciência na História

O livro Desmond Bernal faz parte da coleção de livros “Dos Átomos e das Moléculas”, escritos por Raquel Golçalves-Maia, professora jubilada na Universidade de Lisboa, e dedicados a grandes figuras da história das ciências no século XX.

John Desmond Bernal, físico e químico britânico, foi o cientista mais erudito do seu tempo. O seu trabalho impulsionou muitos dos maiores avanços do nosso tempo na compreensão da estrutura e função em física, química e biologia. Utilizando a cristalografia de difração de raios X, decifrou a estrutura da grafite e da água no estado sólido e líquido. Ofereceu-nos a primeira resolução tridimensional da estrutura de uma proteína, de esteróis, de hormonas sexuais, da vitamina D2 e do vírus do mosaico do tabaco. 

Além de um excelente cientista era também um grande inspirador e um eloquente gerador de ideias. Publicou vários livros sobre a função social da ciência, a sua história, a origem da vida, entre outros.

antarctida

Experiência Antárctida

José Xavier

Relatos de um cientista polar português

José Xavier é cientista polar da Universidade de Coimbra e do Instituto British Antarctic Survey e em 2009 passou nove meses seguidos em Bird Island, na Antártica, onde, apesar do clima adverso, a biodiversidade é admirável e abundante. 

 

O livro Experiência Antárctica é um relato na forma de diário onde o professor e cientista José Xavier nos conta como surgiu a sua paixão pela vida marinha e pela ciência polar, como foi a viagem a bordo do navio científico James Clark Ross, como é a vida num lugar tão extremo, na base de investigação, longe da civilização. Nesta crónica descreve-nos ainda a grande aventura que é fazer investigação científica no Pólo-Sul com um grupo muito pequeno de cientistas e inseridos numa grande variedade de projetos.   José   Xavier   estuda   aspectos   da   ecologia   comportamental   e conservação dos albatrozes-viajantes e pinguins-gentoo com o objetivo de contribuir para a conservação destas espécies. Com a sua investigação procura perceber como é que estes animais estão a sofrer e a lidar com o aquecimento global, como é que a cadeia alimentar funciona e o que vai acontecer aos oceanos no futuro. 

 

fascination

Fascination of Large Numbers

WWF

Herds, Swarms and Flocks

Existem na natureza e no Universo, incontáveis exemplos de números astronómicos capazes de surpreender e fascinar a mente humana. Neste livro, os autores apresentam números impressionantes e que convidam o leitor a questionar-se sobre a forma como os animais se organizam nos diversos ecossistemas.

Através de um conjunto de histórias interessantes sobre o mundo das manadas, enxames, rebanhos e colónias, os autores convidam-nos a aprender sobre as interações entre os animais e o ambiente, que por sua vez é profundamente afetado pela ação humana.

branco

Física em 30 segundos

Brian Clegg

A Física é uma ciência essencial que procura conhecer as leis gerais da   natureza   para   assim   prever   e   justificar   os   fenómenos   que acontecem no decorrer do espaço e do tempo. Alguns conceitos são realmente complexos e podem ser de difícil entendimento, mas neste livro   todos   os   conceitos   são   explicados   de   forma   muito   simples. Assim, a complexidade deixa de ser uma barreira à compreensão desta ciência e à aquisição de conhecimento. 

 

Alguns dos temas abordados são a antimatéria, a dinâmica de fluidos, o eletromagnetismo, a gravidade e o princípio da incerteza.

crick

Francis Crick

Raquel Gonçalves-Maia

DNA, o Puzzle 3D

O livro Francis Crick faz parte da coleção de livros “Dos Átomos e das Moléculas”, escritos por Raquel Golçalves-Maia, professora jubilada na Universidade de Lisboa, e dedicados a grandes figuras da história das ciências no século XX.

Francis Crick era um biólogo molecular, biofísico e neurocientista britânico. Juntamente com James Watson descobriu a estrutura molecular do ADN, em 1953, trabalho galardoado com o Prémio Nobel da Fisiologia ou Medicina, também atribuído a Maurice Wilkins por contributos relevantes.

Esta foi uma das descobertas mais extraordinárias e veio abrir portas a outros trabalhos igualmente importantes, um das quais sobre a forma como os genes e a hereditariedade se relacionam. 

lewis

Gilbert Lewis

Raquel Gonçalves-Maia

O Átomo e a Molécula

Gilbert Newton Lewis, natural de Weymouth, Massachusetts, foi um físico-químico e também reitor da Faculdade de Química da Universidade da Califórnia em Berkeley. Lewis é mais conhecido pela sua descoberta da ligação covalente e a definição de pares de eletrões (notação de Lewis). Para além disso, contribuiu com sucesso para a termodinâmica química, fotoquímica e separação isotópica, não esquecendo o seu próprio conceito de ácidos e bases. Neste livro, Raquel Gonçalves-Maia presenteia-nos com a sua biografia.



branco

Good Practice in Science Teaching

Jonathan Osborne

O ramo do ensino é um assunto extremamente debatido, de uma importância incalculável para a sociedade, e que tem vindo a sofrer graves crises, que colocam em causa a transmissão do conhecimento a gerações futuras, imperial para o desenvolvimento da sociedade. Este livro apresenta uma perspetiva atrativa sobre um conjunto de temas essenciais ao ensino da ciência, com impacto direto no sistema escolar.

Escrita por peritos na área da educação científica, esta obra serve de guia não só para professores de alunos de todas as idades, como também para outros com interesse no ramo do ensino ou áreas relacionadas, sendo uma leitura obrigatória para futuros professores e estudantes do ensino superior.

baekland

Leo Baekland

Raquel Gonçalves-Maia

Baquelite, o Primeiro Plástico Sintético

O livro Leo Baekeland faz parte da coleção de livros “Dos Átomos e das Moléculas”, escritos por Raquel Golçalves-Maia, professora jubilada na Universidade de Lisboa, e dedicados a grandes figuras da história das ciências no século XX.

Leo Baekeland, um químico e empreendedor belga, é considerado o pai da indústria do plástico pela descoberta da baquelite. Quando Leo Baekeland retirou a Baquelite do seu vaso de reação, não sabia que estava a extrair o futuro do passado. À sua frente estava uma nova ciência. 

A partir do conhecimento da estrutura atómica, viriam moléculas gigantes feitas sob medida, cada uma diferente da seguinte, com uma natureza única, muitas delas úteis de maneiras que não tinham sido sonhadas pelos seus criadores.

pauling

Linus Pauling

Raquel Gonçalves-Maia

A Natureza da Ligação Química

Linus Pauling é um nome que ficará para sempre eternizado no mundo da ciência, devido à sua notável contribuição para o avanço do conhecimento químico, cuja influência é ainda hoje sentida. Este livro retrata os seus feitos e contributos, que vão desde as ideias baseadas na teoria quântica que explicam a ligação química, até à descoberta da estrutura de péptidos e proteínas, com conceitos revolucionários que permitiram desvendar mistérios de extrema complexidade.  

Com um conhecimento científico enciclopédico e uma intuição profícua, legou-nos meio milhar de artigos científicos e vários livros. Auferiu dois prémios Nobel não partilhados, um pela Química e outro pela Paz. Mas, acima de tudo, Linus Pauling foi um cientista admirável e uma personagem intrigante que decerto servirá de inspiração a muitos investigadores na atualidade. 

perutz

Max Perutz

Raquel Gonçalves-Maia

Lord Hemoglobina

O livro Max Perutz faz parte da coleção de livros “Dos Átomos e das Moléculas”, escritos por Raquel Golçalves-Maia, professora jubilada na Universidade de Lisboa, e dedicados a grandes figuras da história das ciências no século XX.

Max Perutz foi um notável biólogo molecular, reconhecido como o pai fundador da moderna cristalografia de raios X de proteínas. Para ele, resolver a estrutura tridimensional era a forma de entender o mecanismo por detrás da função. Max demonstrou que a introdução de um átomo pesado numa proteína – a hemoglobina – permitia à determinação da sua estrutura 3D. Juntamente com John Kendrew foi agraciado com o Prémio Nobel da Química em 1962.

Max Perutz liderava pelo exemplo e trabalhou muito porque a investigação era o que o fazia feliz.

bastidores1

Nos Bastidores da Ciência

Sebastião Formosinho

Resistência dos Cientistas à Inovação Científica

A visão que temos da ciência e dos cientistas é uma imagem cheia de racionalidade, objetividade e espírito aberto. A realidade, porém, é muitas vezes bem diferente – a ciência também contém em si irracionalidades que não vêm ao palco e só se conheceram nos bastidores. Este livro relata a resistência dos cientistas à inovação científica, através de uma história verídica relatada por Sebastião Formosinho, um ilustre cientista e investigador da Universidade de Coimbra. Estudos baseados numa teoria nova sobre a reactividade química das moléculas são rejeitados quando entram em conflito com outras teorias vigentes, mas aceites quando esse conflito não existe.

 

bastidores2

Nos Bastidores da Ciência

Sebastião Formosinho

20 anos depois

Apesar de não se refletir nos media, a química é a área mais forte da ciência em Portugal, sendo esta área responsável pela transformação radical do estilo de vida, aumentando consideravelmente a expectativa de vida da humanidade. Nesta obra destaca-se Sebastião Formosinho e a sua equipa pelo desenvolvimento de um novo modelo teórico para estimar a velocidade das transformações moleculares, um modelo que contrariava o conhecimento estabelecido sobre o assunto e que há vinte anos tem oferecido um sério desafio a um dos paradigmas que ganhou o Prémio Nobel da Química em 1992 por Prof. Rudolph Marcus. Esta publicação é uma história de fortes contrastes e perspectivas surpreendentes, essencial para quem deseja entender o que significa ser um cientista.

numbers

Numbers don't lie

Vaclav Smil

71 things you need to know about the world

Das nações e habitantes da Terra, passando pelos combustíveis e alimentos que os energizam, até ao transporte e às invenções do mundo moderno – e como tudo isto afeta o planeta em que vivemos – em “Numbers Don’t Lie”, o professor Vaclav Smil guia-nos numa aventura factual, utilizando estatísticas   surpreendentes   e   gráficos   esclarecedores   para   desafiar   o pensamento. Afinal, os números não mentem, mas que verdade escondem?

Este livro não possui, à data, tradução para português.

future

On the Future

Martin Rees

Martin Rees é um físico fascinante que demonstra uma profunda fé no poder da ciência em desmistificar a natureza, moldá-la às nossas necessidades e reparar o nosso planeta ferido, mas como será o nosso futuro?

O futuro da humanidade depende do futuro da ciência e da forma como aproveitamos os avanços tecnológicos para responder aos desafios que se apresentarão. Os avanços na biotecnologia, cibertecnologia, robótica e inteligência artificial – se aplicados com sabedoria – podem impulsionar o mundo e capacitar-nos a superar as ameaças que a humanidade enfrenta, desde as mudanças climáticas até a guerra nuclear, passando ainda pela possibilidade da nossa extinção. Ao mesmo tempo, os avanços na ciência espacial permitir-nos-ão explorar o universo com robôs e IA. Mas não existe um “Plano B” para a Terra, não há nenhuma alternativa viável ao nosso alcance se não cuidarmos do nosso planeta.

pocoes

Poções e Paixões

João Paulo André

Química e Ópera

O que há de comum entre a poção de amor de  Tristão e Isolda, os voos das bruxas em  vassouras, a morte do príncipe Hamlet, a mãe do imperador Nero, Marilyn Monroe e… o compositor Giacomo Puccini? Tendo a ópera como fio condutor, esta obra retrata uma viagem ao extraordinário mundo das poções e das paixões, que a química pelo menos em parte explica.

oão Paulo André, com incomparável mestria tanto na química como na ópera, brinda-nos neste livro com uma ligação profundamente original entre a ciência e a arte. Com ele percebemos que a química está em todo o lado, mesmo no amor, e que a ópera é um espetáculo que é muito mais rico do que «histórias em que o barítono ama a soprano, que ama o tenor».

carothers

Wallace Carothers

Raquel Gonçalves-Maia

Nylon, a primeira fibra sintética; Neopreno, a primeira borracha sintética

O livro Wallace Carothers faz parte da coleção de livros “Dos Átomos e das Moléculas”, escritos por Raquel Golçalves-Maia, professora jubilada na Universidade de Lisboa, e dedicados a grandes figuras da história das ciências no século XX.

Wallace H. Carothers foi um cientista de extraordinária originalidade, intelectualmente brilhante, perfecionista e contagiante. Wallace foi líder do laboratório de Química Orgânica da DuPont Experimental Station, focado na investigação de substâncias poliméricas, onde fez um trabalho notável. Destaca-se a invenção do Nylon e do Neopreno.

Crise Climática e Sustentabilidade

gestos

12 pequenos gestos para salvar o nosso planeta

Emily Beament

Todos sabemos que está na hora de pôr um travão nos danos que estamos a provocar no nosso planeta. O tempo está a esgotar-se e precisamos de agir já. Mas desanimamos com muita facilidade por acharmos que tudo aquilo que possamos fazer é insuficiente para contornar o flagelo em que nos colocámos.

 

12 pequenos gestos para salvar o nosso planeta é um livro escrito em colaboração com especialistas ambientais da WWF, que aborda em detalhe muitos problemas e que nos incentiva a adquirir pequenos hábitos capazes de salvar o nosso planeta, a nossa única casa.

casa

A nossa casa está a arder

Greta Thunberg, Svan Thunberg, Beata Ernman e Malena Ernman

Ninguém  é   demasiado   pequeno  para   fazer  a  diferença   e   para   inspirar centenas de milhares de jovens de todo o mundo a seguir o seu exemplo. Greta Thunberg fez greve à escola em frente ao Parlamento sueco para lutar pelo clima , fez-se ouvir, chamou a atenção mundial e é atualmente uma inspiração para muitos jovens.

 

O livro “A nossa casa está a arder” é muito mais do que a história da menina que criou o movimento #fridaysforfuture para exigir que a crise climática fosse tratada como uma verdadeira crise e protestar contra a falta de ação. É a história de Greta, Beata, a sua irmã que, como ela, sofre de perturbações do espetro autista, do seu pai Svante e da sua mãe Malena, uma família inspiradora que mudou a sua vida. Contém relatos sobre os desafios diários da família e chama à atenção para as alterações climáticas e a justiça climática.

pinguim

As Lições do Pinguim

Tom Michell

Este livro conta-nos a história real de Tom Michell, que se muda para a Argentina para ser professor num colégio prestigiado e pelo caminho salva um pinguim.

Um dia, num passeio à beira-mar no Urugai, Tom repara que o areal está coberto de cadáveres de pinguins vítimas de um derrame no mar. No meio daquela mancha negra, um pinguim luta pela sua vida. Nesse momento, Tom decide levar o frágil animal para casa, tratá-lo e devolvê-lo ao mar. Mas não é isso que acontece, é o pinguim que decide adotar Tom, ao recusar-se voltar à vida selvagem. Os dois vivem algumas peripécias, nomeadamente quando Tom se muda para a Argentina e leva o pinguim com ele.

No colégio, o pinguim tornou-se parte da família e mudou a vida de todos aqueles que o rodeavam – é a mascote, um confidente e amigo e ainda professor de natação.

climate

Climate

WWF

The Force We Live With

Conversas sobre o vento, chuva, neve e seca perderam a sua inocência desde que o capricho do tempo é interpretado como um sinal de colapso iminente do clima. Os cientistas falam de uma experiência global involuntária: a humanidade corre o risco de ficar assoberbada, especialmente se as alterações climáticas provocadas por ela própria evoluírem tão rapidamente quanto é expectável. A ameaça chega efetivamente ao céu, mas mesmo assim, nada se ganha ficando paralisado com medo, é tempo de agir.

branco

Como evitar um desastre climático

Bill Gates

Neste livro essencialmente factual, Bill Gates mostra-nos que é possível alterar o rumo que seguimos e eliminar as emissões de gases com efeito de estufa (GEEs), a tempo de evitar um desastre climático. Depois de passar a última década a estudar as causas e os efeitos das alterações climáticas, rodeado dos melhores profissionais em várias áreas, o autor explica a necessidade de atingirmos a neutralidade carbónica e apresenta os passos essenciais para chegar a esse objetivo, dando o mote aos grandes líderes para abraçarem esta causa e impedir as consequências catastróficas da sua inação.

home

Home Country

WWF

Narrated Landscapes

Para muitas pessoas existe um apego emocional a uma determinada paisagem que está, normalmente, associada à “casa de infância” simbolizando um ambiente de serenidade e melancolia. No entanto, face à má gestão humana grande parte do mundo tornar-se-á inabitável, sendo que a WWF alertou para a possibilidade do aumento da migração de pessoas numa escala sem precedentes. Desta forma, a palavra “casa” é, portanto, um assunto importante e delicado e com o desenvolvimento de uma consciência mais intensa das suas raízes talvez permita ajudar as pessoas a parar e a lutar pelo seu país de origem.

100

The 100% Solution

Solomon Goldstein-Rose

O mundo deve atingir emissões negativas de gases com efeito de estufa até 2050 para evitar mais efeitos catastróficos das alterações climáticas. Em “The 100% Solution”, o autor – um importante ativista climático da geração e ex-representante do estado de Massachusetts – deixa claro o que tem de acontecer para atingir a meta proposta: o que devemos estimular, os projetos que devemos financiar, a quantidade de CO2 que teremos de sequestrar da atmosfera, e muito mais. 

Este livro não possui, à data, tradução para português.

eyes

The Earth's Eyes

WWF

Big Lakes

Os habitantes originais, fossem os índios dos lagos Norte-Americanos, os índios do Titicaca ou os povos Mongóis do sul, consideravam os “seus” lagos como seres vivos, como deuses, como benfeitores. Contudo, atualmente, as pessoas desprezam ou até mesmo abusam dos “seus” lagos, pescando indescriminadamente fazendo com que estes lagos apenas estoquem água não potável, apresentando uma imagem turva. Face a esta problemática, a ONU informa nos seus documentos de estratégia a necessidade em assumir uma importância política global focada nos grande oceanos de água doce.

branco

Under a White Sky

Elizabeth Kolbert

Em “Under a White Sky”, Elizabeth Kolbert analisa com atenção o novo mundo que a humanidade está a criar. Ao longo do percurso, conhece biólogos que estão a tentar preservar o peixe mais raro do mundo (que vive numa única e pequena piscina no meio de Mojave); engenheiros que estão a transformar as emissões de carbono em pedra, na Islândia; investigadores australianos que estão a tentar desenvolver um “super coral” que poderá sobreviver num planeta mais quente; e físicas que estão a considerar atirar pequenos diamantes para a estratosfera para diminuir a   temperatura   da   Terra.  

Este livro não possui, à data, tradução para português.